Seguem os passos que a Keep Simple preparou para você: 👇🏽
Defina claramente o perfil do candidato
Antes de iniciar o processo de recrutamento, é importante definir claramente o perfil do candidato ideal. Isso inclui detalhar as habilidades técnicas necessárias, bem como as qualidades pessoais, como a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade e a curiosidade. Aspectos culturais também devem ser mapeados. Essa definição será a base para buscar o candidato ideal e deixar claro ao candidato o que a empresa busca nele.
Torne sua vaga atrativa
Claro que também é preciso oferecer condições atrativas desalário, benefícios e um plano de carreira
Otimize as etapas de recrutamento e seleção.
Os candidatos de tecnologia preferem processos simples, curtos e rápidos. Acreditamos que o uso de plataformas especializadas em recrutamento e seleção (ATS) agregam muito nesse aspecto, tornando o processo mais organizado, ágil e centralizado, permitindo uma triagem inicial mais inteligente. O uso de inteligência artificial também pode ajudar nesse cenário. Elimine etapas lentas ou burocráticas.
Realize testes técnicos
Uma das melhores maneiras de avaliar as habilidades técnicas dos candidatos é por meio de testes práticos, preferencialmente utilizando plataformas de avaliação técnica como a TestCode ou HackerRank, que permitem uma seleção sem viés, muito assertiva e rápida.
A TestCode por exemplo, permite que as empresas personalizem os testes técnicos de acordo com as habilidades e a experiência que buscam em um candidato, garantindo que apenas os melhores sejam selecionados para a próxima etapa do processo de recrutamento. Possuí testes de código com feedback automático que aceleram a triagem inicial de candidatos e reduzem a dependência da equipe técnica para avaliar desafios, o que torna o processo mais rápido e prático.
Ofereça uma experiência positiva aos candidatos
Por fim, é importante oferecer uma experiência positiva aos candidatos durante todo o processo, com feedbacks contínuos e transparentes. Oferecer uma experiência amigável e intuitiva aos candidatos, ajuda a aumentar a satisfação e o engajamento com o processo de recrutamento e seleção.
Conclusão
Quando o processo seletivo é assertivo, as empresas conseguem preencher as vagas com candidatos que possuem as habilidades, experiências e características necessárias para desempenhar a função de forma eficiente. Isso pode contribuir para aumentar a produtividade e a satisfação dos funcionários, reduzindo a rotatividade de pessoal e os custos de treinamento e capacitação.
Além disso, um processo seletivo assertivo pode ajudar a aumentar a reputação da empresa no mercado de trabalho, atraindo os melhores talentos do mercado. Os candidatos que passam por um processo seletivo bem estruturado e assertivo tendem a ter uma visão mais positiva da empresa, aumentando a probabilidade de aceitarem uma oferta de emprego e de indicarem a empresa para outras pessoas.
Para conhecer o processo de HUNTING da Keep Simple, click aqui. Você também pode solicitar uma reunião ou uma proposta, sem custos ;-)
Sobre a Keep Simple
Somos uma consultoria em TI premiada pelo recrutamento e seleção tech.Recorde de contratações em 2022.
Oferecemos serviços de HUNTING, BODYSHOP e SQUAD. Somos apaixonados pelo que fazemos e sempre buscamos a inovação.
Com uma expertise de mais de 10 anos, somos ágeis, humanizados e customer centric.
Nosso time de especialistas foca em encontrar o talento ideal: técnico, comportamental e cultural, aplicando na prática os 5 passos acima descritos.
Optamos por fazer a diferença e temos orgulho de dizer que todos que passam pela KEEP SIMPLE se sentem especiais.
Agora que você conferiu esses passos, está mais preparado(a) para o processo seletivo! Te desejamos boa sorte e sucesso.
Lembre-se, já dizia Steve Jobs: "Os que são loucos o suficiente para pensarem que podem mudar o mundo, são os que o fazem."